Versículo-chave:
"Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e assim transmita graça aos que ouvem."
— Efésios 4:29 (RA)
As palavras têm um poder imenso. Não é um poder místico, Não é um poder mágico. Mas as palavras atingem o emocional do outro.
Elas podem ferir, destruir e causar grande dor, mas também podem curar, encorajar e fortalecer.
O apóstolo Paulo nos ensina que, como cristãos, devemos usar nossas palavras de maneira cuidadosa para edificar e abençoar aqueles ao nosso redor. Isso significa que o nosso discurso deve ser cheio de graça, transmitindo o amor e a bondade de Deus.
Uma palavra de encorajamento pode mudar o dia de alguém, trazer conforto em tempos de dor, ou dar coragem diante do medo. Ao focarmos em transmitir graça através da nossa fala, nos tornamos instrumentos de Deus para abençoar e impactar positivamente a vida das pessoas ao nosso redor.
Além disso, Paulo nos lembra que nossas palavras devem ser apropriadas para a necessidade de cada momento. Isso exige discernimento espiritual e sensibilidade para perceber o que os outros realmente precisam ouvir.
Às vezes, é um elogio simples, outras vezes, uma palavra de consolo ou até uma verdade difícil, mas dita com amor.
Quando estamos cheio do Espírito Santo, nossas palavras são uma fonte constante de encorajamento e edificação para os outros.
Pense hoje: Como suas palavras têm impactado aqueles ao seu redor? Você está usando sua fala para edificar e transmitir graça?
Que tal pedir a Deus que te capacite a ser um canal de Sua graça para os que te ouvem?
Oração:
Pai Celestial,
Reconhecemos que as nossas palavras têm um poder tremendo. Perdoa-nos pelas vezes em que falamos de maneira impensada ou causamos dor a outros com o que dizemos.
Ensina-nos a usar nossas palavras com sabedoria, para edificar e encorajar aqueles ao nosso redor. Dá-nos discernimento para ver além das falhas e limitações, e a coragem para falar a Tua graça e verdade na vida dos outros.
Pedimos que o Teu Espírito Santo nos guie, para que usemos nossas palavras com sabedoria e graça.
Ajuda-nos a sermos sensíveis às necessidades dos outros, para que possamos encorajá-los e edificá-los com amor.
Que nossa fala seja sempre cheia de graça, refletindo a Tua bondade e misericórdia. Que cada palavra que sai de nossa boca traga encorajamento, conforto e esperança para aqueles ao nosso redor.
Usa-nos, Senhor, como instrumentos de paz, reconciliação e edificação, para que, por meio de nós, a Tua graça alcance muitos corações.
Em nome de Jesus,
Amém.