O Dia de Finados é um feriado Católico celebrado no dia 2 de novembro. A tradição do Dia de Finados surgiu na Igreja Católica no século X. No início, era chamado de "Dia dos Fiéis Defuntos" e era celebrado em 1º de novembro.
No século XI, o Papa Gregório IV mudou a data do Dia de Finados para 2 de novembro. Ele fez isso para que a festa coincidisse com a Festa de Todos os Santos, que é celebrada em 1º de novembro.
A Igreja Católica acredita que os mortos podem ser ajudados por meio das orações dos vivos. No Dia de Finados, os católicos costumam visitar os cemitérios para rezar pelos mortos. Eles também costumam participar de missas e orações em memória dos mortos.
A tradição do Dia de Finados se espalhou por todo o mundo católico. No Brasil, o Dia de Finados é um feriado nacional. É um dia em que as pessoas costumam visitar os cemitérios para limpar os túmulos dos entes queridos e colocar flores. Também é comum participar de missas e orações em memória dos mortos.
A base bíblica para a tradição do Dia de Finados segundo os Católicos
A Igreja Católica baseia a tradição do Dia de Finados no texto bíblico de 2 Macabeus 12:43-46. Nesse texto, o sumo sacerdote Judas Macabeu oferece sacrifícios aos mortos para que seus pecados sejam perdoados.
No entanto, esse texto não é considerado canônico. Ele não faz parte do cânon da Bíblia hebraica.
Além disso, o texto de 2 Macabeus é interpretado de forma diferente por diferentes estudiosos. Alguns estudiosos acreditam que o texto se refere a um tipo de sacrifício expiatório que era praticado no judaísmo antigo. Outros estudiosos acreditam que o texto se refere a uma forma de oração e intercessão pelos mortos.
O que a Bíblia fala sobre o dia de finados
A Bíblia não fala explicitamente sobre o Dia de Finados. No entanto, ela fala sobre a morte e o estado dos mortos.
A Bíblia ensina que a morte é um resultado do pecado (Romanos 5:12) e que a morte física não é o fim da existência humana (Apocalipse 20:13). Os cristãos acreditam que os mortos serão ressuscitados no dia do juízo final, quando Cristo retornará para julgar os vivos e os mortos (1 Tessalonicenses 4:16-17).
A Bíblia também ensina que os mortos estão no céu ou no inferno (Lucas 16:19-31).
O estado dos mortos segundo a Bíblia
A Bíblia não ensina que os mortos estão em um estado intermediário, como o purgatório. O purgatório é uma doutrina católica que ensina que as almas dos mortos que não estão prontas para o céu passam por um período de purificação antes de poderem entrar no céu.
A doutrina do purgatório não é baseada em nenhum texto bíblico explícito. Ela foi desenvolvida pela Igreja Católica no século XI.
Conclusão
A tradição do Dia de Finados é uma tradição católica que não tem base bíblica. A Igreja Católica baseia a tradição no texto bíblico de 2 Macabeus 12:43-46, mas esse texto não é considerado canônico.
A Bíblia ensina que a morte é um resultado do pecado e que a morte física não é o fim da existência humana. Os cristãos acreditam que os mortos serão ressuscitados no dia do juízo final, quando Cristo retornará para julgar os vivos e os mortos.
A Bíblia também ensina que os mortos estão no céu ou no inferno.